Júpiter em Libra

astro-zeus

Um importante trânsito astrológico se inicia hoje, 9 de setembro de 2016, a partir das 8:18:08 h – onde permanece até 10 de outubro de 2017. Trata-se do ingresso de Júpiter no signo de Libra.

Júpiter ou Zeus, “o deus luminoso do céu”

“Deus supremo do panteão helênico, reunia em si todos os atributos divinos. Era todo poderoso, via tudo, sabia tudo. Dispensador do bem e do mal, era também misericordioso. Castigava os maus, porém era acessível à piedade, protegia os fracos, os indigentes, os fugitivos e os suplicantes. Presidia as manifestações celestes, provocava a chuva, lançava os raios e trovões, e imperava sobre os homens e os deuses das alturas luminosas do Céu, ou ainda do Monte Olimpo, onde morava. Tinha como função primordial manter a ordem e a harmonia do mundo. Pertence à segunda geração divina. Filho do Titã Crono e de Réia. Apoderou-se do poder atacando Crono – que se tornou um tirano ainda pior que seu pai, Úranus – e os Titãs, numa luta que durou 10 anos. Por fim venceu, juntamente com os Olímpicos, expulsando do céu os Titãs…” (V. Dicionário da Mitologia Grega, Ruth Guimarães).

Júpiter era o mais humano dos deuses, vide seu amor pelas terrenas mulheres e número imenso de relações com as mortais.

Na astrologia, Júpiter simboliza fé, crescimento, expansão, oportunidades, benefícios. Indica que as qualidades de Libra serão otimizadas, mas também poderão ser exageradas.

Possivelmente o aspecto mais oportuno dessa mudança do signo de Virgem (Terra) para Libra (Ar), é a configuração harmônica que fará com Saturno em Sagitário. Enquanto em Virgem, Júpiter e Saturno conviveram em uma quadratura, aspecto que expôs as dificuldades de desenvolvimento financeiro, por exemplo, esbarrando em situações que necessitam de mais estrutura para crescer. O aspecto de sêxtil minguante com Saturno, já poderá ser sentido desde já, em função da combinação harmônica entre os signos de Libra e de Sagitário. Mas o aspecto exato entre os dois planetas ocorrerá a partir de 2 de dezembro de 2016 a 28 de janeiro de 2017 e de 25 de agosto a 4 de setembro de 2017. Simboliza a mudança de percepção no que se refere à economia. Em combinação com Saturno em Sagitário em harmonia com Urano em Áries em dezembro de 2016, maio e novembro de 2017, indica um tempo de mudanças construtivas. Transição para o futuro com recursos e experiências vivenciadas no passado.

astro-libra

Libra

O signo de Libra é um signo de Ar, Cardinal (marca o início de uma estação – começar as coisas) e tem as seguintes atribuições: Beleza, Justiça (a presença de Júpiter nesse signo acentua essa atribuição), simetria, elegância, sofisticação, estética, arte, ações cooperativas, relacionamentos (inclusive românticos), diplomacia.

Todos esses assuntos ganharão destaque com a presença de Júpiter em Libra, inclusive na diplomacia internacional já no início desse ciclo. Será de grande força em favor das buscas de solução para acordos em situações críticas como a econômica e a questão dos refugiados.  Ainda, amplia os instintos venusianos (Vênus rege Libra), alianças, núpcias, acordos, armistícios, justiça, relações internacionais.

Libra é fissurado em simetria. A imagem acima mostra uma figura feminina segurando uma balança no ponto de equilíbrio em uma mão e na outra uma espada. Essa imagem remonta claramente ao eixo Áries-Libra, mas também ao fato de que Libra carrega dentro de si o combate, a arte da guerra.

A balança simboliza a busca eterna do libriano, que é o ponto de equilíbrio, mas a balança nunca está em posição de equilíbrio, como sugere a imagem. A estética não é estática. A balança pendente indica a ideia de movimento e ação. Libra tem amor pela simetria em todos os campos de atividades e conceitos. A oscilação da balança indica a busca pelo equilíbrio perfeito, aquele ponto fugaz entre um balanço e outro. Mas, no caminho espiritual, tudo é simétrico. Dessa forma, o ponto de equilíbrio, passa por uma percepção de transcendência, tanto no plano físico quanto moral. E o desenvolvimento da capacidade de discernimento para se alcançar o equilíbrio mais duradouro.

As assimetrias também existem, e nesse trânsito de Júpiter por Libra, ocorrem nos dias 21 de novembro (exato) a 28 de novembro de 2016 (lembrando que os aspectos começam a ser efetivos cerca de 6 dias antes da data exata e se estende na mesma proporção depois do aspecto exato), quando Júpiter faz tensão (quadratura) com Plutão em Capricórnio, e em 22 de dezembro de 2016 (exato), início de março e fim de setembro de 2017, em aspecto tenso (oposição) com Urano em Áries. São aspectos que evidenciam crises mundiais já existentes – financeiras, políticas, ações de países ou grupos com posicionamentos radicais – e podem encontrar seu ápice nesses períodos e principalmente nas proximidades de 26 de fevereiro de 2017 (data exata), quando Marte se encontra com Urano nesse aspecto com Júpiter. Marte é gatilho, Júpiter um acelerador e Urano uma dinamite.

Antes, as oportunidades de negociações e acordos estarão presentes, assim como as ações cooperativas, momentos de prazer e confraternizações, simbolizadas por Júpiter em harmonia com Vênus, regente de Libra, e com Saturno no dia 25 de dezembro de 2016.

 

 

 

 

2 comentários sobre “Júpiter em Libra

Deixe um comentário